Árvore Sagrada
 
       
  Conselho de Bruxaria Tradicional  

Sejam Bem Vindos ao CONSELHO DE BRUXARIA TRADICIONAL

Aqui você terá acesso a diversos projetos ligados aos cultos pré-cristãos europeus, ou seja, um caminho nativo e ancestral mágico. Buscamos trazer aos peregrinos um caminho específico chamado Bruxaria Tradicional, Bruxaria tendo como base o Paganismo Tradicionalista que possui um ligação raiz e com projetos de preservação da identidade religiosa. Segue alguns links para você entender melhor o que é o CBT:
- Quem Somos
- Nossos Artigos
- Nosso Canal de Vídeos
- Como se Afiliar
- Procurando Aconselhamento
- Se tiver mais dúvidas Fale Conosco.



Fale Conosco
   
Comunidades - Yahoogrupos
 
Newsletter - receba nossos informativos.
   

FAQ

1 - Quais os princípios da Bruxaria Tradicional (Folk, de Raiz ou Campesina).

- Paganismo;
- Politeísmo (culto específico de Deuses - raras misturas);
- Não Maniqueísta (Bem X Mal - Luz X Trevas);
- Preservação de Costumes/ Folclore;
- Raiz regional Européia;
- Magia Natural;
- Culto às manifestações da Natureza;
- Reconstrucionismo Europeu (antropologia/ arqueologia);
- Culto não homogêneo embora restrito a Europa;
- Sem símbolo ou livro sagrado.
- De caráter iniciático e ancestral.


2 - O que é Bruxaria?

- 2.1 - Etimologia:
Bruxaria - É um derivado de bruxa, cuja origem até hoje não foi determinada com precisão. Embora alguns autores tentem provar que o vocábulo proveio do latim, o mais provável é que ele já existisse em algum dos dialetos falados na Península Ibérica antes da chegada dos romanos, como foi o caso de bezerro, cama, morro e sarna. Esta hipótese é reforçada pelo fato de só aparecer nas línguas ibéricas
(português bruxa, espanhol bruja, catalão bruixa); se viesse do latim, deveria também estar presente no francês (que usa sorcière) e no italiano (que usa strega), que também pertencem à família das línguas românicas.


- 2.2 Conceito de Crença:
Bruxaria é uma das diversas crenças advindo do conceito paganismo, sua essência são os cultos pré-cristãos nascidos no continente europeu, onde suas bases é o politeísmo, a ancestralidade, o folclore regional (costumes, práticas e espiritualidade de um povo). Encontramos dentro desta senda o culto de magia natural, a herbalogia, o artesanato, folclore e o contato espiritual homem/ natureza.


3. O que é Tradição?

- tradição tra.di.çãosf (lat traditione) 1 Ato de transmitir ou entregar. 2 Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 3 Notícia de um feito antigo transmitida desse modo. 4 Doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 5 Conjunto de usos, idéias e valores morais transmitidos de geração em geração. 6 Memória, recordação, símbolo. 7 Dir Ação pela qual se faz a entrega real ou fictícia da coisa que é objeto de um contrato. 8 Dir Modo derivado de adquirir o domínio da coisa móvel, pela sua transferência, do poder do alienante para o do adquirente. 9 Rel catól A palavra de Deus não escrita, transmitida de viva voz à Igreja, e vinda de geração em geração até hoje, pela voz da Igreja, nos seus ensinamentos, nas suas orações e na sua disciplina. T. de disciplina: a que tem relação com certas disciplinas e ritos como a missa, os sacramentos, as orações, as práticas puramente disciplinares. T. de fé: V tradição doutrinal. T. doutrinal: tradição em que se baseia a religião e os dogmas. T. escrita: testemunho que, sobre um ponto importante, confirmam os livros sucessivamente publicados. T. oral: a que só consta pelo que se diz, não estando consignada em documentos escritos. Tradições nacionais: os grandes fatos da história de um país.

4 - Existe uma apenas Bruxaria Tradicional?

- Existem diversas linhas baseadas na Bruxaria Tradicional, todas têm em sua origem o território europeu, entretanto focamos nas crenças anteriores a visão distorcida da Igreja Católica que transformou essas crenças em feitiçarias de malefícios, uma forma pejorativa e limitada a marginais tendo como foco o culto ao demônio.

5 - A Bruxaria Tradicional acredita no Diabo?

- Não acreditamos no Diabo, pois a sua criação acontece no período de dominação cristã.

6 - A Bruxaria Tradicional acredita em anjos e demônios?

- Não acreditamos na mitologia judaico/ cristã.

7 - Bruxaria Tradicional é Celta?

- Não, a BT é um agregado de crenças de diversos povos que nasceram na Europa.

8 - Bruxaria é Feitiçaria?

- Não, feitiçaria são operações mágicas que acontecem no mundo todo, e na maioria das crenças tradicionais, portanto na Bruxaria também é comum o uso de procedimentos mágicos, entretanto não apenas isso.

9 - Bruxaria Familiar é o mesmo que Bruxaria Tradicional?

- Não, Bruxaria Familiar são crenças específicas contidas em clãs na Europa, esta espiritualidade é regionalizada num local específico, com procedimentos muito próprios. Já a Bruxaria Tradicional é um agrupamento de pessoas, sejam bruxos familiares, agregados ou magistas, que focam num estudo mais estruturado e hierárquico. Estes grupos tendem a focar num trabalho sério de estudo de crenças, focando em uma macro região, buscando dentro da espiritualidade de um determinado povo antigo. Existem também versões tardias de Bruxaria Tradicional dissidentes de movimentos neo-pagãos, porém não existe compatibilidade de crenças.

10 - Quais são as bruxarias tradicionais existentes?

- Geralmente, são colocadas conforme o local de origem, encontramos assim a Bruxaria Tradicional Ibérica, Bruxaria Tradicional Irlandesa, Bruxaria Tradicional da Cornualha, entre outras.

11 - Existe Bruxaria Tradicional baseada em um magista?

- Por vezes o termo Tradicional se refere à Ordem Iniciática, dentro desta questão, existem diversas linhas baseadas em nomes de magistas ou criações destes, entretanto deixamos claro, que nossa visão de tradicional tem haver com um agregado de crenças nativas.

12- O que é o Conselho de Bruxaria Tradicional?

- O Conselho é uma Instituição que objetiva a fraternidade entre grupos que buscam interação, cooperação e conservação das crenças anteriores ao cristianismo na Europa, chamadas assim de Crenças da Floresta. Suas bases são o paganismo, o politeísmo, a conservação e resgate de tradições e consequentemente a ancestralidade. O Conselho não visa lucros, sendo assim uma Sociedade de Mistérios e Filantropia.

Fale conosco

videos Vídeos
Artigos e Entrevistas.
Acesse também nossas atividades pelo nosso Canal de Fotos.

Venha conhecer nossa Eco-Vila!

 

 
     
   
 
Home | Cursos | Agenda | Artigos | Parcerias | Contato
| | Yahoogrupos